quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Semi-Esportes

Existem alguns esportes que, na realidade, não são esportes. São semi-esportes. Porque, na minha opinião, só é considerado esporte se você suar a camisa e acordar quebrado no outro dia. Quando isso não acontece, é um caso de semi-esporte.

Até hoje não entendi alguns esportes mostrados pela ESPN. Um dia desses tava vendo a grande final de Dominó em duplas. Desde que eu me entendo por gente, dominó nunca foi esporte. Como será narrar uma final de dominó? "Aí vai Alberto, ele bota o terno na ponta de terno e abre quina na ponta. E agora João vai e... joga o carrão de quina". Deve ser igual narrar crianças encaixando aquelas pecinhas naqueles buracos. "O Marquinho pegou o quadradinho, tentou no buraco redondo. Já percebeu que não é, lá vai ele pro buraco quadradinho e foi. Conseguiu o encaixe perfeito."

O bom do dominó e do golf é que são os únicos esportes que você passa dos quarenta anos e ainda está na faixa etária do "esporte". Não é que nem no futebol. "Ih! Você já tem 28 anos? Tá velho pro meu time".

Mas um semi-esporte que me surpreendeu foi o boliche. Você pensa: "Ah! São só uns caras tentando acertar uma bola pesada em dez pinos presos por cordinhas, em uma pista bezuntada". Antes fosse. Ontem fui jogar e não lembro a ultima vez que fiquei com o corpo tão doído. Nem depois de um futebol eu saí como ontem. O boliche subiu da categoria semi-esporte para esporte. Você sua a camisa e acorda quebrado. Boliche é muito mais cansativo que um jogo de dominó ou poker.

Quer dizer, nem posso falar tanto do poker. É semi-esporte na faixa de transição para esporte. Você, de nervoso, sua na camisa, nas mãos, na testa. E o cansaço? Basta você assistir porque que fica cansado. O que tem de fumaça não é fácil. Dez entre dez jogadores de poker fumam. É o tempo de chegar perto e começar a tossir. Eu acho que o cigarro é a verdadeira arma dos jogadores de poker. Você vai ficando cansado, a fumaça deixa a vista turva, você não vê direto e pronto, você da all-in com um 2 de paus e um 7 de copas na mão.

Na verdade o poker é que nem uma competição de mergulho. Quem consegue aguentar o maior tempo com aquele clima de incêndio ganha o jogo. No outro dia você acorda cansado e alguém te pergunta: "Ô Zé, por que o cansaço? Jogou bola ontem?";"Não, não. Foi uma partida de poker que durou 4 horas";"Ah! Então tá com um bom prepardo".

O poker também aceita uma idade bem acima do normal. Na prática, já não acontece. A maioria dos profissionais morrem antes de completar 60, de cancêr no pulmão.

Nenhum comentário: