quarta-feira, 16 de maio de 2007

Em Algum Lugar do Passado

Antes desse blog, tive uns outros 3 ou 4. Todos com a mesma intenção, todos com a mesma opinião: a minha. Muita gente diz que evoluímos. Bem, se melhorei ou não, acho que não cabe a mim opinar. A verdade é que, olhando um velho blog meu, o primeiro por sinal, encontrei algumas coisas imaturas e, por isso mesmo, interessantes. É fato que não gosto de poesia, mas já tive a oportunidade de escrever algumas vezes. Aqui vai aquela que eu mais me identifico e me orgulho de ser "discípulo" de Neruda.
- - - - - -
Há de Haver

Há de haver,para cada entrada
Uma saída
De se forma uma cicatriz
Para uma ferida
Fazer uma música nova
Inspirada numa velha cantiga.

Há de haver saudade
Se não há presença
Há de haver Deus
Se não há descrença
Há de haver saúde
Se não há doença.

Há de haver uma caneta
Se há papel
Riscado com uma poesia
Mesmo sendo de cordel
Ainda que,sem querer
Sempre será confesso,o réu.

O céu,o mar,o amor
Há de haver felicidade
Se não há dor
Se não há raça,sexo,cor
Se existe somente o amor
O amor,o amor,o amor.

Há de haver compaixão
Mais paz,respeito,competência
Há de haver menos discursão
Menos briga,discórdia,violência
Há de haver para o homem
Mais calma,sabedoria,inteligência

Há de haver uma feliz vida
Para uma triste morte
Uma pessoa azarenta
para outra de sorte
Há de haver um coração no Sul
Apaixonado por outro do Norte

Há de haver cada coisa
No seu momento
Muito calor humano,cobertor
Para aguentar o frio,sentir o vento
e muita,muita paciência
Para esperar o tempo

Há,às vezes,de se ver
Para crer
Que para cada ser humano
Existe outro ser
E para mim,
Existe você.
- - - - - -


Tudo bem, tudo bem, é muito simples. Mas essa é justamente a intenção. Como vivo parafraseando: "Eu não tô aqui pra complicar, tô aqui pra facilitar!". E deêm um desconto também. Essa poesia foi escrita do dia 05 de setembro de 2004; quase 3 anos atrás. É uma sensação estranha reler, mas será que os grandes escritores sentem a mesma coisa relendo textos antigos? Pelo menos essa estranheza o Paulo Coelho não tem, afinal se tiver algum livro dele que a lição de moral não seja algo sobre o destino, ou "já tava escrito", eu realmente preciso ler.

E sim, eu já li Paulo Coelho.

Nenhum comentário: