terça-feira, 18 de setembro de 2007

Encalhados

Ainda estão pra descobrir aonde, exatamente, o povo brasileiro encalhou. Se foi quando os portugueses chegaram aqui ou quando ouve aquela explosão que alguns céticos chamam de Big Bang. Mas não vou ficar falando sobre Renan Calheiros, absolvição ou política. Por dois motivos básicos: o primeiro é que já passaram alguns dias e, como tudo no Brasil é dejavù, já tô atrasado e o segundo motivo é porque o que tem de jornalista e blogueiro, ou os dois juntos, falando sobre esse assunto não é fácil. É só detonar no Google "Renan Calheiros" e todos entenderão o que se passa sobre isso.

Não me envergonho de ser brasileiro nessas horas, me envergonho de ser tido como animal racional. Sério. Acho que esse privelégio deveria ser pra poucos. Tá, é bem verdade que não votei no Renan ou, sequer, comemorei a absolvição do homem. Só que, entre alguns dos meus defeitos, eu tenho vergonha pelos outros. É verdade. Sabe aquele filme que o cara tá quase pra ficar com a mulher da vida dele e, de repente, faz uma merda? Pois é, sinto vergonha e nem vejo o filme direito. É um mau súbito e um tanto quanto puritano.

Fico pensando no tempo disperdiçado por jornalístas/blogueiros cobrindo ou comentando o fato. Podiam passar mais tempo com a família. Precisamente 18 meses. Sério. Eleição acontece de 2 em 2 anos e o máximo de tempo exigido de um jornalista, para que todos nós saibamos o que vai ser a política nacional nos próximos anos, são 6 meses. São três de campanha e três até assumir e fazer as primeiras merdas. Depois é pedir para a mãe do Supla falar algo do tipo "relaxa & goza".

No final das contas não acho o Renan o pior de todos os políticos, até porque não conheço nem um décimo dos que governam o país. Até respeito o Renan por ser um cara safo. Sério. Tipo Jader, ACM, Sarney, Rasputin, Stalin, Mussollini, Hitler. São caras que fizeram um bem danado pra toda nação desse mundão afora: provar o quanto nós somos idiotas. Sim, todos nós. Eu por estar perdendo tempo ao invés de jogar PS2 e vocês de estarem lendo ao invés de fazer o que bem der na telha. Um conselho? Ah! Deixa chegar a próxima eleição.


P.S.: Pra ver só quanto um título eleitoral vale, ele não vem nem com foto e nem com digital. Ou seja, ele só serve pra dar dinheiro a quem se elege.